terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sapão da Mogiana completa 79 anos de existência


Marcelo Gotti

Oficialmente registrado com data de fundação em 1º de fevereiro de 1932, nesta terça-feira, o Mogi Mirim Esporte Clube completa 79 anos de existência.
Existem relatos e documentos antigos que comprovam a existência do clube bem antes de 1932. O centenário jornal mogimiriano, A COMARCA, com 111 anos de fundação, tem em seu acervo histórico, provas que comprovam o nascimento do clube mogimiriano no inicio de 1900.
O Mogi Mirim busca legitimar os fatos para que a data de fundação do clube seja alterada na Federação Paulista de Futebol (FPF). Caso consiga o feito, o Sapão da Mogiana poderá se tornar um dos clubes mais antigos do Brasil.
No cenário futebolístico, o Mogi Mirim é considerado um dos mais importantes clubes do interior paulista. O acesso à primeira divisão aconteceu em 1985. O time, que contava com jogadores como o “xerife” Chicão e Oscarzinho, chegou à elite no dia 11 de dezembro.
A conquista do titulo da Segunda Divisão aconteceu no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, no empate do Sapo diante do Tanabi em 1 a 1.
Desde então, o Mogi se firmou no futebol paulista. O melhor momento vivido pelo time mogimiriano aconteceu entre os anos de 1992 e 1993, com o “Carrossel Caipira”, liderado por Rivaldo - hoje presidente do Sapo -, Válber e Leto.
Naquele período, o elenco comandado por Oswaldo Alvarez, o Vadão, conquistou, em 1992, o título da Copa 90 Anos da Federação Paulista de Futebol (FPF) e do Grupo Amarelo do Campeonato Paulista.
No ano seguinte, em 1993, o Sapo venceu o Torneio Ricardo Teixeira. Em seu primeiro ano de existência, o Mogi Mirim sagrou-se campeão do Campeonato Paulista do Interior.
No ano de 1995, o Mogi Mirim também conquistou o título do Campeonato Paulista da Série A2 e retornou a elite do futebol paulista após o rebaixamento no ano anterior em 1994.
Nas categorias de base, o Sapão da Mogiana também acumula um título importante. Com um plantel formado por Lins – hoje no Grêmio, de Porto Alegre -, Gil – hoje na Ponte Preta, de Campinas – e Robinho – hoje camisa 10 do Santos -, conquistaram o titulo do Campeonato Paulista Sub-20, em 2006.
No cenário nacional, em 2001, o Mogi Mirim assegurou o vice-campeonato do Campeonato Brasileiro da Série C. Atualmente, o Sapo ocupa a posição 73 do ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Por mais de 23 anos, o inesquecível Wilson Fernandes de Barros, foi o presidente do Mogi Mirim. Com a morte de Wilson Barros, em 2008, o pentacampeão Rivaldo, que teve projeção para o futebol brasileiro no Sapo, assumiu a presidência do clube mogimiriano.
Rivaldo está no comando máximo do Sapão da Mogiana há três temporadas. Mesmo com duas temporadas anteriores ruins no Paulistão, o presidente do Sapo e hoje também atleta do São Paulo, pretende levar o clube mogimiriano para a Série A do Brasileiro.

Nenhum comentário:

De virada, Sub-20 do Mogi Mirim vence na estreia do Campeonato Paulista

Time Sub-20 do Mogi Mirim conquistou vitória diante do Independente pela estreia no Campeonato Paulista - Foto: Marcelo Gotti/BTS Mogi M...