segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O retorno precoce de Guto Ferreira


48 dias. Esta foi à duração do técnico Guto Ferreira no comando técnico do Criciúma, clube que disputa o Campeonato Brasileiro da Série B. Guto Ferreira assumiu a vaga deixada por Edson Gaucho, após derrota para o Vila Nova, pela quarta rodada da Série B do Brasileiro.
Quando chegou ao Criciúma, no último dia 13 de junho, Guto Ferreira não teve tempo de preparar o time para enfrentar o Asa de Arapiraca, pela quinta rodada, mas, mesmo assim, assumiu teoricamente o comando técnico do time catarinense e venceu o adversário por 1 a 0.
O treinador, que antes havia tirado o Mogi Mirim do risco de rebaixamento e quase levou o time mogimiriano para as quartas de final no Paulista da Série A1, fez um campanha satisfatória no Criciúma.
Guto Ferreira recebeu o Tigre, de Santa Catarina, na décima segunda posição e entregou na quinta colocação, encostado no G4. Em 11 jogos, foram cinco vitórias, três empates e três derrotas. Um aproveitamento de 54,54%.
Mas o desempenho, considerado até bom do treinador, não agradou os dirigentes do Criciúma. Sem vislumbrar o acesso para a Série A do Brasileiro com Guto Ferreira no comando, a diretoria do Criciúma apenas esperou mais um tropeço do treinador para ter motivos para dispensá-lo.
A derrota contra a Portuguesa, no Canindé, por 2 a 0, na última rodada, serviu de desculpa. Guto Ferreira era então aguardado pela alta cúpula diretiva do Criciúma para receber as contas.
O fato era tão certo que, logo após dispensar Guto Ferreira, a diretoria do Tigre, horas depois, anunciou a contratação de Mauro Fernandes, que havia deixado o America, de Minas Gerais, clube que disputa o Brasileiro da Série A.
Então, tudo leva a crer que, realmente, a demissão de Guto Ferreira já estava nos planos dos dirigentes do Criciúma e que era então questão de tempo.
O perfil de Guto Ferreira não agradou os dirigentes do Tigre de Santa Catarina. O técnico não conseguiu passar confiança no trabalho que visa à conquista do acesso do Criciúma para a Série A do Brasileiro. Para não correr o risco, dispensaram o treinador.
A projeção dava conta que apenas no final da temporada do Brasileiro da Série B, Guto Ferreira retornasse ao Mogi Mirim. Mas, após a poda precoce no Criciúma, o treinador, se não receber nenhuma outra proposta, deverá desembarcar em Mogi Mirim nos próximos dias.
Futebol é assim: resultado e confiança. Se uma das duas coisas ‘faiá’, o facão come ‘sorto’. Gutão Ferreira sentiu o gosto amargo da lâmina deste facão. Mas quero ver aqui no Mogi Mirim, se ele voltar, é claro.
Antes de encerrar, quero agradecer o carinho dos leitores com a coluna. Nos dias em que não houve publicação, fui questionado sobre a razão. Explico: férias do titular. Mas agora, voltei renovado e com a corda toda.
Uma maravilhosa semana a todos. Paz e Bem! Fiquem com Deus e até a próxima.

Nenhum comentário:

De virada, Sub-20 do Mogi Mirim vence na estreia do Campeonato Paulista

Time Sub-20 do Mogi Mirim conquistou vitória diante do Independente pela estreia no Campeonato Paulista - Foto: Marcelo Gotti/BTS Mogi M...