domingo, 3 de abril de 2011

Mogi Mirim vence Paulista e afasta ameaça de rebaixamento


Marcelo Gotti

Teve de tudo. Gols plásticos e virada de placar no último minuto de jogo. Estes foram apenas alguns dos ingredientes que salpicaram a partida entre Mogi Mirim e Paulista disputada no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, neste último sábado, 2. O jogo foi válido pela 17ª rodada do Campeonato Paulista da Série A1.
No embate, dois objetivos bem distintos. O time da casa, o Galo da Japi, procurava vencer a partida para manter-se entre os oito melhores colocados e dar passo importante rumo a classificação a próxima fase da competição.
Já o Sapão da Mogiana, após resultados ruins no Paulistão, buscava desesperadamente somar mais três pontos para fugir do rebaixamento para a Série A2 do Paulista.
No final, que levou a melhor foi o time visitante. Mesmo estando atrás do marcador por duas vezes, o Sapo teve forças para virar o marcador contra o Galo da Japi no último minuto de jogo e vencer pelo placar de 3 a 2.
Os gols do Mogi Mirim foram anotados pelo lateral-direito Maisena, de falta, aos 26 minutos da primeira etapa; pelo atacante Roberto Jacaré, de carrinho, aos 33 minutos, e pelo zagueiro Tiago Alves, de cabeça, aos 47 minutos do segundo tempo.
Para o Paulista, o meio campista Diego Barboza aos 13 minutos, e o volante Fábio Gomes, aos 38 minutos da etapa inicial, anotaram para o time de Jundiaí.
O resultado deixou o Sapão da Mogiana na 12ª posição com 21 pontos e praticamente livre do rebaixamento para a Série A2 do Paulista. Apenas derrotas desastrosas nas próximas rodadas e combinações de resultados desfavoráveis ao time mogimiriano pode rebaixar o Sapo.
Já o Paulista, de Jundiaí, ainda continua com chances reais de classificação. Atualmente o time ocupa a oitava colocação da tabela com 25 pontos. O problema é que nas duas próximas rodadas, que encerram à primeira fase do Paulistão, o time jundiaiense enfrenta a Portuguesa de Desportos e Santos.

O jogo
Em boa fase no Estadual, o Paulista começou a partida trocando passes no meio-campo, tentando encontrar espaço na bem postada defesa do Mogi Mirim, que veio disposto a buscar a vitória no contra-ataque. Mas a primeira chance de tirar o zero do placar foi o Mogi Mirim. Denilson recebeu dentro da área, fez o pivô e rolou para Cleidson, que chutou da entrada da área e a bola se perdeu pela linha de fundo após desviar na zaga.
Mas aos 13 minutos o "feitiço virou contra o feiticeiro" e o Paulista saiu na frente justamente no contra-ataque, expediente predileto do Mogi Mirim. Vanderlei puxou o contra-golpe e achou Barboza na esquerda. O meia bateu de perna esquerda na entrada da área e estufou as redes do goleiro João Paulo.
Atrás no placar, o Mogi Mirim adiantou a marcação e passou a chegar ao ataque com mais frequência, embora o Galo tivesse mais posse de bola.
Aos 25 minutos o Sapão deixou tudo igual. Maisena cobrou falta da entrada da área e acertou o ângulo de Felipe Alves, marcando um belo gol no estádio Jayme Cintra.
O Paulista por pouco não voltou a mandar no placar aos 30 minutos. Guigov cruzou da esquerda e Vanderlei desviou de cabeça, mas o goleiro João Paulo estava atento e fez a defesa.
Aos 38 minutos Maisena quase se consagra e faz o segundo do Sapo. O lateral arriscou do bico direito da área, a bola pingou e complicou a vida de Felipe Alves, que conseguiu espalmar. Mas dois minutos depois, quando o Mogi Mirim crescia no jogo, o Galo voltou a mandar no placar. Fábio Gomes soltou uma bomba de canhota do meio da rua e acertou o ângulo de João Paulo, marcando um gol de placa em Jundiaí.
O Mogi Mirim voltou para o segundo tempo mais ofensivo e o Paulista é quem passou a jogar no contra-ataque. Mas sem criatividade, o Galo da Japi voltou apático para a etapa final e a qualidade do jogo caiu muito. O Sapão da Mogiana lutava, mas não conseguia furar a defesa dos donos da casa e não ameaça a meta defendida pelo goleiro Felipe Alves, do Paulista.
No contra-ataque, o Paulista teve a chance de fazer o terceiro aos 18 minutos. Vanderlei avançou, invadiu a área e chutou de perna esquerda, mas pegou mal na bola e mandou para fora.
O Galo da Japi começou a dar espaços para o Mogi Mirim. Aos 31 minutos, Ytalo cruzou da direita e Denilson cabeceou a bola a esquerda do gol, com perigo. Mas dois minutos depois o Sapão da Mogiana não desperdiçou a chance e deixou tudo igual mais uma vez.
Denílson bateu cruzado da direita e Roberto Jacaré apareceu para desviar o rumo da bola no meio do caminho. No final do jogo o Mogi Mirim esteve melhor em campo e virou o placar aos 47 minutos. Cristiano Santos cruzou da esquerda, Tiago Alves se antecipou à marcação e mandou para as redes, deixando incrédulos os pouco mais de mil pagantes.

Próximos jogos
Paulista e Mogi Mirim voltam a campo no próximo sábado, pela penúltima rodada do Paulistão. O time de Jundiaí enfrenta a Portuguesa, novamente em Jundiaí, às 18h30, enquanto o Mogi Mirim joga contra o Botafogo, às 16 horas, na Arena do Sapo.

Ficha Técnica

Paulista 2 x 3 Mogi Mirim

Local: Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí-SP
Público: 1.310 pagantes
Renda: R$ 30.433,00
Árbitro: Welton Orlando Wohnrath
Assistentes: Fabio Luiz Freire e William Rogério dos Santos Turola
Cartões amarelos: Baiano, Guigov (Paulista); Fernando (Mogi Mirim)
Gols: Barboza, aos 13'/1T, Fábio Gomes, aos 38'/1T (Paulista); Maisena, aos 26'/1T, Roberto Jacaré, aos 33'/2T e Tiago Alves, aos 47'/2T (Mogi Mirim)

Paulista
Felipe Alves; Weldinho, Henrique, Eli Sabiá e Guigov; João Paulo, Fábio Gomes, Baiano (Samuel Xavier) e Diego Barboza (Tutinha); Hernane e Vanderlei (Marquinhos).
Técnico: Wagner Lopes.

Mogi Mirim
João Paulo; Audalio, Tiago Alves e Everton Dias (Emerson) (Ytalo); Maisena, Baraka, Fernando, Geovane (Cristiano Santos) e Cleidson; Roberto Jacaré e Denilson.
Técnico: Guto Ferreira.

Nenhum comentário:

De virada, Sub-20 do Mogi Mirim vence na estreia do Campeonato Paulista

Time Sub-20 do Mogi Mirim conquistou vitória diante do Independente pela estreia no Campeonato Paulista - Foto: Marcelo Gotti/BTS Mogi M...