terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sapão contrata atleta do Japão para defender clube no Paulistão 2012


Marcelo Gotti

Com uma carreira alicerçada no futebol japonês, o meia atacante Éldis Fernando Damásio, o Fernandinho, de 30 anos, é o mais novo contratado do Mogi Mirim para a disputa do Campeonato Paulista da Série A1 em 2012.
Atualmente, Fernandinho defendia as cores do Vegalta Sendai, do Japão, mas o atleta também teve passagens por clubes importantes no Brasil. Em 2001, ano em que deu início a sua carreira profissional, o novo contratado do Sapão da Mogiana vestiu a camisa do Guaratinguetá, onde, junto de seus companheiros, conseguiu o acesso para as Séries A3 e A2 do Paulista.
No ano seguinte, em 2002, Fernandinho teve a oportunidade de envergar a camisa do Figueirense, clube que levantou o título catarinense, em 2003. Ainda no Figueira, o meia atacante disputou dois campeonatos brasileiros, em 2002 e 2003.
Novamente representando um clube do Estado de São Paulo, em 2004, Fernandinho teve a oportunidade de ser comandado por Muricy Ramalho, no São Caetano. Naquele ano, o atleta fez parte do plantel que se sagrou campeão paulista.
O título conquistado no estadual mais difícil do Brasil abriu as portas para que Fernandinho tivesse oportunidade no mercado exterior. Desta forma, o jogador assegurou sua transferência para o Gambá Osaka, do Japão.
A primeira estadia de Fernandinho no futebol japonês durou de 2004 a 2008. Em 2004, o meio campista levou o Gambá Osaka à quarta colocação do J. League.
Mas no ano seguinte, em 2005, Fernandinho teve sua melhor temporada na terra do Sol Nascente. No Gambá Osaka, o meia atacante conquistou o título nacional – inédito para o clube – e foi um dos eleitos da seleção do campeonato japonês.
Nas temporadas seguintes, Fernandinho defendeu as cores do Shimizu S-Pulse, em 2007 e, em 2008, vestiu a camisa do Kyoto, equipe de menor expressão no futebol japonês.
No início de 2009, o novo contratado do Mogi Mirim teve a oportunidade de novamente envergar a camisa de um clube de tradição do futebol brasileiro: o Vasco da Gama.
No clube da Cruz de Malta, Fernandinho disputou o estadual Carioca, Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série B.
Pouco aproveitado, o meia atacante decidiu rescindir contrato com o clube carioca e voltar ao Japão, onde fez parte do elenco do Oita Trinita. Em 2010, Fernandinho teve sua transferência acertada para o Vegalta Sendai, clube que atuou até ser anunciado como novo reforço do Mogi Mirim para o Paulistão de 2012.
O atleta, após a realização da bateria de exames médicos, assinou contrato com o Sapão da Mogiana e falou de suas pretensões no clube mogimiriano. “Sei que a diretoria sonha com a vaga no Brasileiro da Série D e estou disposto a colaborar”, destacou no novo contratado do Mogi Mirim.
Com pouca estatura, apenas 1,61 metros, Fernandinho vê na condução da bola e as boas cobranças de falta, como suas principais habilidades técnicas.
O atleta já foi incorporado ao elenco do Sapo e faz trabalhos com o preparador físico do Mogi Mirim, Valdir Junior.

Nenhum comentário:

De virada, Sub-20 do Mogi Mirim vence na estreia do Campeonato Paulista

Time Sub-20 do Mogi Mirim conquistou vitória diante do Independente pela estreia no Campeonato Paulista - Foto: Marcelo Gotti/BTS Mogi M...