domingo, 11 de abril de 2010

Com apoio do mascote Parangolé, Esportiva Itapirense vence Taubaté no último minuto e escapa do rebaixamento


Marcelo Gotti

A partida deste domingo, dia 11, entre Esportiva Itapirense e Taubaté, válida pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Paulista da série A3, disputada no estádio Coronel Francisco Vieira, o Chico Vieira, ficará guardada na memória do torcedor itapirense para sempre.
Dependendo apenas de suas forças, o time de Itapira precisava de uma vitória simples diante do Burro da Central, o Taubaté, para escapar do rebaixamento para a Segunda Divisão do Paulista em 2011.
Podendo contar com o retorno da zaga titular, composta por Joel e Cazoni, o técnico do Coelho de Itapira, Paulinho Maclaren, tentou colocar em campo a formação mais ofensiva possível da Esportiva Itapirense, adotando o esquema 4-4-2.
Logo no inicio do jogo, no primeiros segundos de partida, o atacante Neto Mineiro perdeu chance incrível de inaugurar o placar.
Com o passar do tempo, os nervos e ansiedade dos jogadores do time de Itapira também aumentava dentro de campo. Cada atleta da Esportiva Itapirense tentava resolver a sua maneira.
O reflexo da desorganização do elenco vermelhinho foi sentido no setor defensivo, que por várias vezes, ficou vulnerável ao ataque do Taubaté.
Em uma das investidas ao ataque do Burro da Central, saiu o gol. Boa troca de passes pelo lado direito do Taubaté, e o lateral-direito Samuel, em chute cruzado, abriu o marcador.
O gol abalou ainda mais o psicológico dos jogadores do Coelho de Itapira que começaram a erra muitos passes.
Terminado o primeiro tempo, Paulinho Maclaren, treinador do Coelho, foi com a derrota parcial para os vestiários, mas jurando melhor postura do time itapirense para a segunda etapa.
E realmente a promessa do técnico foi cumprida. Logo a um minuto do segundo tempo, o volante Moreira, improvisado na lateral direita, foi a linha de fundo e cruzou. A bola desviou na zaga do Burro da Central, enganou o goleiro Bruno Dantas, bateu na trave, e na volta, de peito, o atacante Ricardinho apenas escorou para o fundo da rede.
O gol de empate animou novamente os jogadores da Esportiva Itapirense que foram pra cima do time adversário.
Mas aos 34 minutos da etapa complementar, o atacante Da Silva, do Burro da Central, jogou um balde de água fria nos atletas do Coelho.
O jogador recebeu passe na entrada da grande área e chutou cruzado no canto esquerdo do arqueiro Cleber, do time de Itapira.

Mascote
Quando tudo parecia perdido, com o rebaixamento decretado, surgiu em campo - contrariando o mascote adotado pela torcida da Esportiva Itapirense, o Coelho -, o simpático cãozinho de nome Parangolé.
Adorado por todos os jogadores do time de Itapira, Parangolé, que é o mascote oficial do time, foi retirado de campo pelo atacante Ricardinho, que recebeu várias lambidas do animal em sinal de retribuição.
Parangolé foi considerado um talismã para o time de Itapira que voltou a jogar bem.

Empate
Aos 42 minutos do segundo tempo, por retardar o reinicio do jogo, o goleiro do Taubaté, Bruno Dantas, recebeu o cartão amarelo. O castigo veio três minutos depois.
O atacante Ricardinho, aos 45, recebeu passe pelo lado esquerdo de ataque, invadiu a área, e foi tocado pelo arqueiro do Burro da Central que cometeu penalidade máxima. Como o jogador já tinha o cartão amarelo acabou sendo expulso de campo.
O técnico Marcio Ribeiro, do Taubaté, já havia queimado as três alterações no jogo e, então, um jogador de linha teve que assumir a condição de goleiro.
O próprio Ricardinho bateu a penalidade e converteu, empatando novamente a partida.

Milagre e virada
Com a bola novamente ao centro do gramado, o arbitro da partida, Thiago Duarte Peixoto, sinalizou para o quarto arbitro o acréscimo de mais quatro minutos.
Separados do céu e inferno por apenas 240 segundos, o time de Itapira se jogou de vez ao ataque. Era tudo ou nada.
E, por muitos considerado um milagre, o zagueiro Joel, aos 48 minutos da etapa complementar, após confusão na área do Burro da Central, conseguiu colocar a bola no fundo da rede do goleiro Bruno Dantas.
O gol anotado no último minuto inflamou a torcida da Esportiva Itapirense e quase colocou abaixo as arquibancadas do estádio Coronel Francisco Vieira.
Além disso, salvou o time da Itapira do rebaixamento, que permanece na série A3 do Paulista em 2011.

Emoção
Sem poder conter a emoção, o técnico Paulinho Maclaren foi as lagrimas depois da vitória heróica do time de Itapira. Quase sem conseguir falar, o treinador exaltou a vontade dos atletas dentro de campo.

Ficha Técnica

Itapirense 3 x 2 Taubaté

Local: Estádio Coronel Chico Vieira, em Itapira
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto
Cartões amarelos: Cléber, Joel, Neto Mineiro, Danilo e Magno (Itapirense); Bruno Dantas (Taubaté)
Cartão vermelho: Bruno Dantas (Taubaté)
Gols: Ricardinho aos 1'/2T, 45'/2T e Joel aos 48'/2T (Itapirense); Samuel 13'/1T e Da Silva aos 34’/2T (Taubaté)

Itapirense
Cléber; Moreira, Cazoni e Joel; Rofolfo, Danilo, Magno (Marcos Basílio), Vinícius (Marcelo Biro) e Wallace; Ricardinho e Neto Mineiro.
Técnico: Paulinho McLaren

Taubaté
Bruno Dantas; Alemão, Gustavo e Patrick; Samuel, Flávio, Kayann, Bruno (Da Silva) e Wallace; Zé Carlos (Alex Cortez) e Val Ceará (Flávio Carioca).
Técnico: Marcio Ribeiro

Nenhum comentário:

De virada, Sub-20 do Mogi Mirim vence na estreia do Campeonato Paulista

Time Sub-20 do Mogi Mirim conquistou vitória diante do Independente pela estreia no Campeonato Paulista - Foto: Marcelo Gotti/BTS Mogi M...