domingo, 4 de outubro de 2009

Mogi Mirim 2 x 1 Paulista; Sapão engole Galo do Japi


Marcelo Gotti

Amparados pelo discurso do técnico Velloso, que explanou: “Está é uma fase diferente, com times de qualidade, que sabem jogar. Agora poderemos mostrar nosso potencial”, os jogadores do Sapão da Mogiana realmente mostraram dentro de campo que entenderam o recado do treinador e realizaram dentro das quatro linhas uma das melhores apresentações do clube nesta Copa Paulista de Futebol.
Em sua estréia na segunda fase da Copinha, o Mogi Mirim bateu o Paulista de Jundiaí, no estádio Papa João Paulo II, por 2 a 1. Os gols do Sapo foram anotados pelos atacantes Rafael Costa, aos 24 e, Nando, aos 38 minutos do primeiro tempo. Para o Galo do Japi, Peri, descontou aos 11 minutos da etapa complementar.
A conquista dos três pontos do Sapão da Mogiana colocou o clube vermelhinho na vice-liderança do grupo 7, atrás do Rio Preto que venceu o Pão de Açúcar por 2 a 0.

O jogo
Sabendo da importância de conquistar os primeiros três pontos na estréia da segunda fase da Copa Paulista em casa, o técnico do Mogi Mirim, Velloso, colocou em campo o que tinha de melhor disponível em seu plantel.
Com a dispensa do lateral-esquerdo Rick e a contusão do titular da posição, Paulo Henrique, o treinador mogimiriano teve que promover a subida do zagueiro Allan, da equipe Sub-20, que mesmo improvisado, teve que assumir a condição de titular na ala esquerda do Sapão da Mogiana.
Sem comprometer e atuando de forma segura, Allan, até criou algumas jogadas ofensivas. Em uma delas, o atleta desceu pelo lado esquerdo de ataque e na linha de fundo cruzou na medida para o atacante Rafael Costa, que com boa impulsão, subiu mais que a defesa do Paulista e de cabeça assustou o goleiro do Galo do Japi, Vagner.
O Paulista tentava assustar nos contra-ataques que quase sempre eram ordenados pelo meio campista Diego Barboza e Peri.
Mas soberano na partida, O Mogi Mirim infernizava a zaga adversária, principalmente com Rafael Costa, com jogadas pelo lado direito de ataque. E, de tanto martelar, o atacante do Sapo cravou a bola na rede adversária.
Aos 24 minutos da primeira etapa, o atacante Nando ganhou do zagueiro Eli Oseias no pé de ferro e a bola acabou expirada para Rafael Costa, que de frente com o arqueiro Vagner, do Paulista, soltou a bomba estufando a rede adversária.
O gol sofrido obrigou o Paulista a sair mais ao ataque. Desta forma, a defesa do Galo do Japi ficou vulnerável aos contra-ataques do Sapão da Mogiana.
E, em um lance desta natureza, nasceu o segundo gol do time mogimiriano. Aos 38 minutos, depois de ter quase sofrido o gol de empate, o Mogi Mirim saiu em contra-ataque rápido por intermédio do meio campista Marcelo Nascimento.
O atacante Nando, percebendo o bom momento, pediu a bola e se projetou entre a defesa adversária, o atleta recebeu lançamento com açúcar e na saída do goleiro Vagner, do Paulista, apenas tocou no canto esquerdo para ampliar o marcador.
Não houve tempo de reação para o Paulista e o Sapão da Mogiana foi para os vestiários no intervalo de jogo com a vitoria parcial de 2 a 0.

Expulsão e sufoco
Na volta para a segunda etapa, o técnico do Paulista, Aarão Alves, promoveu a entrada de Josimar no lugar de Rafael Martinho para tentar acertar o setor defensivo do Galo do Japi.
Mas quem ficou desguarnecido no setor defensivo foi o Mogi Mirim, que logo aos 3 minutos da etapa complementar teve o zagueiro Macalé expulso.
Para recompor o setor de defesa, Velloso tirou o meio campista Fernando Gabriel para a entrada do volante Elyeser. Aproveitando a vantagem numérica, o Paulista marcou o seu gol aos 11 minutos.
O atacante Rodrigo Cobrinha fez boa jogada pelo lado esquerdo e serviu o meio campista Peri, que dentro da grande área, chutou cruzado acertando o canto direito do goleiro do Sapo, Alex Alves, que não conseguiu evitar o gol do Galo do Japi.
Notando o crescimento e pressão do time adversário, Velloso promoveu mais duas alterações no Sapo. Sacou o atacante Rafael Costa para a entrada do atacante Adilson e substituiu o atacante Nando pelo também avante Ivan Paraná.
Adilson teve no mínimo duas grandes oportunidades de ampliar o marcador para o Mogi Mirim, mas acabou desperdiçando. O Paulista, sem força física e tática, não conseguiu chegar ao gol de empate.
Aos 49 minutos da etapa complementar, o arbitro da partida, Guilherme Carlos da Silva, soou o apito e decretou assim o final de partida.

Próximos jogos
Na próxima quinta-feira, dia 8, o Mogi Mirim enfrenta o Pão de Açúcar no estádio Conde Rodolfo Crespi, em São Paulo, às 15h. Já o Paulista de Jundiaí pega o Rio Preto, no estádio Jayme Cintra, às 20h, na próxima quarta-feira, dia 7, em Jundiaí.

Ficha Técnica

Mogi Mirim 2 x 1 Paulista

Local: Estádio Papa João Paulo II, em Mogi
Arbitro: Guilherme Carlos da Silva
Público: 287
Renda: R$ 1.650,00
Gols: Rafael Costa aos 24’1º/T e Nando aos 38’1º/T (Mogi Mirim) e Peri aos 11’2º/T (Paulista)
Cartões amarelos: Macalé e Rafael Costa (Mogi Mirim) e Eli Oseias, Dema e Rodrigo Cobrinha (Paulista)
Cartão vermelho: Macalé (Mogi Mirim)

Mogi Mirim
Alex Alves; Macalé, Anderson Conceição e Everton; Danilo, Léo, Marcelo Nascimento, Fernando Gabriel (Elyeser) e Allan; Rafael Costa (Adilson) e Nando (Ivan Paraná).
Técnico: Wagner Velloso.

Paulista
Vagner; Samuel Xavier (Léo Oliveira), Eli Oseias, Dema e Serrano; Devas (Thales Magalhães), Peri, Rafael Martinho (Josimar) e Diego Barboza; Rodrigo Cobrinha e Felipe Pinto.
Técnico: Aarão Alves.

Nenhum comentário:

De virada, Sub-20 do Mogi Mirim vence na estreia do Campeonato Paulista

Time Sub-20 do Mogi Mirim conquistou vitória diante do Independente pela estreia no Campeonato Paulista - Foto: Marcelo Gotti/BTS Mogi M...