segunda-feira, 22 de julho de 2013

Qual o estereótipo ideal de um atleta?

MARCELO GOTTI

O mercado atual da bola, principalmente o estrangeiro, exige atletas parrudos e extremamente preparados fisicamente. A habilidade, muitas vezes, é colocada em segundo plano: ela é considerada apenas como um acessório, especialmente para aqueles jogadores com características defensivas.
Os franzinos têm pouco, ou quase nenhum espaço, em times grandes, principalmente nos do velho continente. Quando chegam minguados fisicamente, recebem uma tonelada de suplementos alimentares e uma carga desleal de atividade física. Tudo em prol do aprimoramento para o sistema tático de jogo e adequação para o mercado exigente internacional.
Vários jogadores brasileiros foram para o exterior e tiveram que passar pelo processo de “engorda”. O magrelo e habilidoso, Robinho, ex-Santos, foi um exemplo claro da metodologia. Ganhou massa muscular, mas perdeu agilidade e velocidade. Seria Neymar, hoje no Barcelona, a próxima vítima?
No Brasil, o mercado segue o mesmo rumo, mas com ritmo um pouco menos acelerado. Alguns clubes ainda apostam na genialidade de jogadores sem grande porte físico. Investem nos lépidos e diferenciados com a bola nos pés. É o caso de Santos e São Paulo e tantos outros por ai.
O torcedor brasileiro é exigente e prima pelo futebol de espetáculo. Então, os clubes precisam ter material humano dentro de campo para suprir as necessidades de seus clientes de arquibancada.
Particularmente, gosto do futebol leve e bem jogado, com jogadores habilidosos, de velocidade e agudos ofensivamente. O futebol burocrático, de posse de bola e estratégico, não faz o meu tipo, não me agrada intimamente. 
São gostos e preferências, e cada amante do bom futebol tem a sua afinidade peculiar para definir e determinar um bom jogador de futebol. Mas, afinal, qual é o estereótipo ideal de um atleta?

Nenhum comentário:

De virada, Sub-20 do Mogi Mirim vence na estreia do Campeonato Paulista

Time Sub-20 do Mogi Mirim conquistou vitória diante do Independente pela estreia no Campeonato Paulista - Foto: Marcelo Gotti/BTS Mogi M...