domingo, 28 de julho de 2013

Mogi goleia CRAC e assume vice-liderança da Série C do Brasileiro

MARCELO GOTTI

Com futebol ofensivo e envolvente, o Mogi Mirim goleou o CRAC, de Goiás, por 4 a 0, e assumiu a vice-liderança do Grupo B do Campeonato Brasileiro da Série C com 12 pontos somados. A quarta vitória consecutiva do Mogi no Estádio “Romildo Ferreira” foi válida pela sexta rodada do nacional.
Três gols do Sapo saíram no primeiro tempo. O lateral-direito Edson Ratinho marcou aos 15, em chute cruzado; o atacante Nei Paraíba, de pênalti, aos 28, e o meio campista Aloísio, de cabeça, aos 45 minutos. Na segunda etapa, o atacante Serginho acertou o ângulo direito do goleiro Aleks, do CRAC, aos 14 minutos, e fechou o placar.
Mas a vice-liderança da chave só foi confirmada ao time mogimiriano após o empate entre Vila Nova e Betim, por 0 a 0, no Estádio “Serra Dourada”, em Goiania, neste domingo, 28. O Vila caiu para a quarta com 11 pontos e o Betim assumiu a sétima colocação com seis.
O meio campista Aloísio e o atacante Serginho, com três gols cada, são os artilheiros do Mogi no Brasileiro da Série C.
No próximo sábado, 3, pela sétima rodada da Série C do Brasileiro,  o Sapo duela diante do Madureira no Estádio “Aniceto Moscoso”, no Rio de Janeiro, às 15h. Em caso de resultado positivo do Mogi e tropeço do Caxias contra o Vila Nova, em Goiania, o time mogimiriano pode voltar do Rio como líder do Grupo B.
Na quarta-feira, 7, o Sapão da Mogiana retorna ao Estado do Rio de Janeiro para enfrentar o Macaé no Estádio “Cláudio Moacyr”, em Macaé. O embate é válido pela oitava rodada da Terceira Divisão do nacional.

Ficha Técnica

Mogi Mirim 4 x 0 CRAC

Local: Estádio “Romildo Ferreira”, em Mogi Mirim
Árbitro: Wanderson Alves de Souza (MG)
Auxiliares: Antonio Luiz Guimarães Lugo (MS) e Vanessa de Abreu Amaral (MS)
Público: 487
Renda: R$ 3.155,00
Gols: Edson Ratinho aos 13’1º/T, Nei Paraíba aos 27’1º/T, Aloísio aos 46’1º/T e Serginho aos 14’2º/T (Mogi Mirim)
Cartões amarelos: Wesley Ladeira (Mogi Mirim); Rodnei e Johnathan Goiano (CRAC)
Cartão vermelho: Rodnei (CRAC)

Mogi Mirim
Alex Alves; Edson Ratinho, Gilberto, Wesley Ladeira e Cesinha; Danilo Baia, Leomir e Aloísio (Vitinho); Rossi (Geovane), Nei Paraíba (Romário) e Serginho
Técnico: Ailton Silva

CRAC
Aleks; Rodnei, Bruno Alves, João Paulo e Rodrigo Crasso; Didi, Danilo (Johnathan Goiano), Washington e Pantico; Diogo Medeiros (Julian) e Willian Amendoim 
Técnico: Edmar Vasconcelos

Vitória contra Crac pode dar vice-liderança ao Mogi

MARCELO GOTTI

O Mogi Mirim busca alcançar dois objetivos hoje, às 18h30, no Estádio “Romildo Ferreira”, na partida diante do Crac, de Goiás, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.
Em caso de vitória contra o time de Catalão, o Sapão da Mogiana mantém a invencibilidade dentro de casa e assume provisoriamente a vice-liderança do Grupo B da Série C.
Mas, para se manter na vice-liderança, o Mogi precisa torcer para que o Vila Nova não consiga derrotar o Betim, amanhã, no Estádio “Serra Dourada”, às 16h, em Goiás. Caso ocorra empate, o Vila chega aos 11 pontos, mas não consegue superar o Sapo na tabela.
O técnico do Mogi, Ailton Silva, espera uma partida muito difícil contra o Crac, mesmo com a equipe de Goiás ocupando a lanterna da chave e após ter sido eliminada na Copa do Brasil pelo Santos. “Eles priorizaram a Copa do Brasil e foram eliminados por uma grande equipe, o Santos. O grupo tem bons jogadores e precisamos tomar muito cuidado para não sermos surpreendidos”, destaca o treinador mogimriano.
Com a eliminação na Copa do Brasil, o técnico Marcelo Rocha acabou dispensado do comando técnico do Leão do Sul. A diretoria do Crac ainda não divulgou o substituto do treinador. “A queda do treinador pode repercutir de várias formas no elenco, mas acredito que eles virão motivados para enfrentar o Mogi” comenta Ailton Silva.
Para o jogo contra o time de Catalão, o comandante mogimiriano não deverá promover mudanças no time titular do Sapo que iniciou a partida diante do Grêmio Barueri, na vitória por 3 a 1. “Tivemos algumas dificuldades de criar jogadas no primeiro tempo contra o Barueri, mas foi mais pela postura adotada pelo adversário, que optou em ficar retraído no setor defensivo”, esclarece.
O zagueiro Samuel, que sofreu um estiramento no posterior da coxa direita contra o Caxias, ainda não tem condições de jogo e deve desfalcar o time mogimiriano nas próximas três rodadas. Assim, o zagueiro Gilberto, que teve desempenho aprovado por Ailton Silva contra o Barueri, será mantido como titular da zaga ao lado de Wesley Ladeira.
Nas demais posições, o treinador do Sapo não acumula preocupações. O atacante Rossi, que entrou bem contra o Abelha, deverá ser mantido como opção no banco de reservas. “O Rossi entrou bem contra o Barueri e treinou muito bem durante a semana. É uma opção muito boa que tenho à disposição contra o Crac”, enfatizou o técnico do Sapo.
O atacante Nei Paraíba, que não balança as redes adversárias desde a estreia diante do Duque de Caxias, na vitória do Mogi por 3 a 2, tem a confiança de Ailton Silva. “É um jogador diferenciado, mas não está passando por uma fase boa. Apenas com trabalho ele vai reverter isso. Acredito no seu potencial e vai nos ajudar muito ainda”, informa.
O lateral-esquerdo Cortez, ex-São Bento-SP, e o meia Renan, ex-Serra-ES, que estavam realizando testes no clube, foram dispensados pela diretoria do Sapo. “São bons atletas, mas não atingiram as expectativas geradas. Desejo muita sorte aos garotos”, afirma o treinador.
Na busca da quarta vitória consecutiva, em casa, no Brasileiro da Série C, o técnico Ailton Silva deverá escalar a seguinte equipe do Mogi contra o Crac: Alex Alves; Edson Ratinho, Gilberto, Wesley Ladeira e Cesinha; Danilo Baia, Leomir e Aloísio; Waguininho, Nei Paraíba e Serginho.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Qual o estereótipo ideal de um atleta?

MARCELO GOTTI

O mercado atual da bola, principalmente o estrangeiro, exige atletas parrudos e extremamente preparados fisicamente. A habilidade, muitas vezes, é colocada em segundo plano: ela é considerada apenas como um acessório, especialmente para aqueles jogadores com características defensivas.
Os franzinos têm pouco, ou quase nenhum espaço, em times grandes, principalmente nos do velho continente. Quando chegam minguados fisicamente, recebem uma tonelada de suplementos alimentares e uma carga desleal de atividade física. Tudo em prol do aprimoramento para o sistema tático de jogo e adequação para o mercado exigente internacional.
Vários jogadores brasileiros foram para o exterior e tiveram que passar pelo processo de “engorda”. O magrelo e habilidoso, Robinho, ex-Santos, foi um exemplo claro da metodologia. Ganhou massa muscular, mas perdeu agilidade e velocidade. Seria Neymar, hoje no Barcelona, a próxima vítima?
No Brasil, o mercado segue o mesmo rumo, mas com ritmo um pouco menos acelerado. Alguns clubes ainda apostam na genialidade de jogadores sem grande porte físico. Investem nos lépidos e diferenciados com a bola nos pés. É o caso de Santos e São Paulo e tantos outros por ai.
O torcedor brasileiro é exigente e prima pelo futebol de espetáculo. Então, os clubes precisam ter material humano dentro de campo para suprir as necessidades de seus clientes de arquibancada.
Particularmente, gosto do futebol leve e bem jogado, com jogadores habilidosos, de velocidade e agudos ofensivamente. O futebol burocrático, de posse de bola e estratégico, não faz o meu tipo, não me agrada intimamente. 
São gostos e preferências, e cada amante do bom futebol tem a sua afinidade peculiar para definir e determinar um bom jogador de futebol. Mas, afinal, qual é o estereótipo ideal de um atleta?

domingo, 21 de julho de 2013

Mogi vence Barueri, de virada, e se mantém no G4 da Série C do Brasileiro

MARCELO GOTTI

O Mogi Mirim precisou de apenas cinco minutos do segundo tempo para garantir a virada no marcador e bater o Grêmio Barueri, por 3 a 1, no Estádio “Romildo Ferreira”, neste sábado, 20, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.
Aos 10 minutos da etapa complementar, o Sapo ficou atrás do placar diante do Grêmio Barueri. O meio-campista Harison recebeu lançamento de Niel e, na saída de Alex Alves, tocou para o fundo das redes.
Mas, 17 minutos depois, o Sapão da Mogiana iniciou sua reação dentro da partida. Aos 27 minutos, bate e rebate dentro da grande área do Abelha, o atacante Rossi tenta arrematar contra a meta do goleiro Márcio, de bicicleta, e o lateral-direito Thiago Gasparino, na tentativa de cortar a bola, jogou contra seu próprio gol.
O empate animou os jogadores mogimirianos, que, um minuto depois, aos 28, conseguiu a virada do marcador. Novamente confusão na área do Barueri e o zagueiro Alemão, como um atacante, bate forte e de forma indefensável para o arqueiro do Abelha.
Três minutos mais tarde, aos 31, nasceu o gol mais belo do jogo. O meio-campista Aloísio recebeu na entrada da grande área, percebeu que o goleiro Márcio estava adiantado, e acertou o ângulo direito para fazer o terceiro tento do Sapo.
Abatido e nocauteado, o Grêmio Barueri não teve forças e poder de reação. O Mogi, satisfeito com o resultado positivo, valorizou a posse de bola e apenas esperou o apito final.
Com os três pontos conquistados, o Sapão da Mogiana chegou aos nove pontos e pulou para a terceira colocação do Grupo B da Série C do Brasileiro. O Barueri, com a segunda derrota sofrida no nacional, manteve-se na oitava posição da tabela com cinco pontos ganhos.
No próximo sábado, 27, o Mogi recebe o Crac, de Goiás, no Estádio “Romildo Ferreira”, às 18h30, pela sexta rodada. O Barueri, na Arena Barueri, às 19h, enfrenta o Macaé, do Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA

Mogi Mirim 3 x 1 Grêmio Barueri

Local: Estádio “Romildo Ferreira”, em Mogi Mirim
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra
Auxiliares: Celso Barbosa de Oliveira e Daniel Paulo Ziolli
Público: 478 torcedores
Renda: R$ 3.130,00
Gols: Thiago Gasparino aos 27’2º/T (contra), Gilberto aos 28’2º/T e Aloísio aos 31’2º/T (Mogi Mirim); Harison aos 10’2º/T (Grêmio Barueri)
Cartões amarelos: Alex Alves e Nei Paraiba (Mogi Mirim); Cris e Adilson (Grêmio Barueri)

Mogi Mirim
Alex Alves; Edson Ratinho, Gilberto, Wesley Ladeira e Césinha; Danilo Baia, Leomir (Vitinho) e Aloísio; Serginho (Romarinho), Nei Paraíba e Waguininho (Rossi)
Técnico: Ailton Silva

Grêmio Barueri
Márcio; Thiago Gasparino, Mauricio Leal, Cris e Adilson; Mendes, André Bilinha (Thiago Brito), Marcelo Godri (Alê Egea) e Harison (Renatinho); Tiago Marques e Niel
Técnico: Toninho Moura

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Mogi quer vencer Barueri para manter o G4

MARCELO GOTTI

Com 100% de aproveitamento em seus domínios, o Mogi Mirim prega respeito em relação ao Grêmio Barueri, mas admite a importância da vitória para se manter entre os quatro primeiros colocados do Grupo B do Campeonato Brasileiro da Série C.
“O Grêmio Barueri é uma grande equipe e vai proporcionar grandes dificuldades. Mas, em casa, precisamos mostrar nossa força e conquistar mais três pontos, que serão importantes para nos manter entre os primeiros colocados”, destacou o técnico do Mogi, Ailton Silva.
Válido pela quinta rodada, o embate entre Mogi e Barueri ocorre no Estádio “Romildo Ferreira”, às 19h, neste sábado, 20. Para acompanhar o confronto, o torcedor mogimiriano irá pagar R$ 10 pela entrada inteira e R$ 5 a meia-entrada. As entradas podem ser adquiridas nas bilheterias do estádio.
Sem poder contar com o zagueiro Samuel, que sofreu um estiramento na coxa direita contra o Caxias, e com o volante Diego Souza, que passou por uma intervenção cirúrgica para retirar pedras do rim, o técnico do Mogi, Ailton Silva, irá promover duas alterações no time titular do Sapão da Mogiana que enfrentou o Falcão do Sul na última rodada.
O zagueiro Gilberto, que já havia substituído Samuel no último jogo, será mantido como titular ao lado de Wesley Ladeira no setor defensivo. O volante Danilo Baia, que cumpriu suspensão automática contra o Caxias, volta a ser o dono da camisa 5 no meio campo.
Nas demais posições, Ailton Silva não aponta alterações e confia no bom desempenho dos atacantes Serginho, Nei Paraíba e Waguininho para alcançar o seu objetivo: a vitória. “São jogadores habilidosos e ágeis, e serão importantíssimos para que possamos marcar os gols necessários para atingirmos nossa meta no jogo”, comentou o treinador do Sapo.
No “rachão” disputado no Centro de Treinamento de Mogi Guaçu, nesta sexta-feira, 19, o ambiente era descontraído entre os atletas, mas ninguém queria perder. Cada embate vale duas cestas básicas para o time perdedor, que são somadas ao final do mês e doadas para famílias carentes de Mogi Mirim. “É uma disputa sadia e leal dentro de campo, mas ninguém quer sair derrotado. Mas, no final, todos ganham pelo ato de solidariedade”, enfatiza Ailton Silva.

O provável Mogi que enfrenta o Grêmio Barueri deverá ser formado por: Alex Alves; Edson Ratinho, Wesley Ladeira, Gilberto e César; Danilo Baia, Leomir e Aloísio; Serginho, Nei Paraíba e Waguininho.

De virada, Sub-20 do Mogi Mirim vence na estreia do Campeonato Paulista

Time Sub-20 do Mogi Mirim conquistou vitória diante do Independente pela estreia no Campeonato Paulista - Foto: Marcelo Gotti/BTS Mogi M...